quarta-feira, 29 de julho de 2009

OS SONS QUE SÃO A NOSSA CARA

Sublime

“I don’t practice santeria I ain’t got no crystal ball. I had a million dollars but I, I’d spent it all...” pra quem escutava as rádios no final da década de 90, esses versos podem soar bem familiares. São trechos de Santeria, um hit dos mais conhecidos do Sublime, banda californiana que misturava como nenhuma outra o punk, ska, reggae e hip-hop em suas composições. O trio formado por Bradley Nowell (vocais e guitarra), Bud Gaugh (bateria e percussão) e Eric Wilson (baixo), possuía a capacidade de ser surpreendente, poético e cheio de energia. A qualidade musical do conjunto era notória, a progressão e variedade de ritmos nas canções tornava o som super agradável e que nunca caía no tédio, enfim, um som com a cara da Califórnia. Desde seu início em 1988, nos seus oito brilhantes anos, Sublime presenteou o mundo com 3 discos de estúdio. O primeiro em 1992 “40 Oz. To Freedom”, seguido do “Robbin The Hood” de 1995 e a obra final em 1996, “Sublime” , finalizada após a morte do seu frontman. Em 1999 Bud e Eric formaram o grupo Long Beach Dub AllStars e continuaram a carreira na música.

Um fato curioso é que Brad era conhecido por sempre tocar muito bêbado e drogado, era dependente de heroína e por esse motivo veio a falecer com uma overdose antes do lançamento do terceiro disco. O Sublime podia também ser considerado um quarteto, se contarmos com a ilustre presença de Lou dog, o dálmata de estimação de Brad Nowell que estava sempre pra baixo e pra cima com a banda e inclusive era inspiração para grande parte de suas letras. Após o fim da banda foram gravados vários discos em tributo ao grupo, com remixagens e um disco reunindo performances ao vivo da banda chamado “Stand By Your Van”.

Conselho de fã, escute! Se você gosta de ska, surf music e afins, conheça Sublime e sua história!

História da banda (em inglês)

Comunidade no orkut (lá você fica por dentro de várias curiosidades e novidades sobre a banda que tem fãs fiéis!)

Videoclip de Santeria

Enjoy!

Marcos Figueiredo

2 comentários:

  1. Vê se você não vai tocar muito bêbado e drogado tá? Huahauahua

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o grande diferencial do Sublime é o fato de suas musicas dificilmente cairem no tédio, qd li isso percebi msm, a musica tem uma maneira nao mt pessada mas bem animada, como o caso de Seed uma das minhas preferidas.
    Sublime é do caralho msm .
    abraços

    ResponderExcluir